A Gerente de Saúde da Versa, Amanda Batista e o Analista de Implantação de Sistemas para a saúde pública, Willian Silveira, ministraram palestra na noite desta sexta-feira, 28, para alunos do 1º período do curso técnico de Enfermagem do Colégio Expoente. O tema “A Informática para Profissionais de Saúde”, foi discutido com os estudantes, a partir da abordagem dos profissionais, que usaram o exemplo da empresa em que trabalham, para mostrar o quanto a tecnologia é importante na rotina de trabalho, principalmente no registro, mensuração e qualificação de dados.
Amanda Batista é enfermeira, especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Informática na Saúde, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Willian Silveira é Técnico de Enfermagem, com vasto conhecimento acerca dos sistemas do Ministério da Saúde. Na ocasião, ele foi o responsável por apresentar o sistema e-SUS para os alunos, inclusive os detalhes da utilização. Além deles, o segmento de saúde da Versa conta com uma equipe multiprofissional, formada por enfermeiros, psicóloga, técnicos de enfermagem e agente comunitário de saúde. “Nós trabalhamos para desmistificar a ideia de que a tecnologia é difícil, nociva e que sobrecarrega as tarefas do dia a dia. Nós ensinamos como estruturar bem os sistemas e serviços, para promover a coleta segura de informações, que mostra a realidade em números e facilita a gestão”, explica Amanda, comentando a dinâmica do evento. “A ideia da palestra era literalmente engajar os alunos para que eles compreendam a importância do uso da tecnologia nos serviços de saúde; e que independentemente de onde eles prestarão serviços, seja na atenção básica, atenção hospitalar ou urgência e emergência, terão que usar a tecnologia”, completa.
Ainda de acordo com a profissional, a dinâmica do evento, com abertura para a perspectiva dos alunos, fluiu e propiciou um ambiente tranquilo e bem bacana. “Assim como acontece no trabalho, com a nossa própria equipe, que facilita a aprendizagem dos profissionais nos municípios que prestamos serviços, nós trouxemos essa vivência de quem trabalha na ponta, para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes”, finaliza.