EQUIPE DE SAÚDE DE PONTE NOVA DISCUTE DESAFIOS E METAS PARA ACS

Por Diane

maio 2, 2025 às 10:54

O workshop promovido pela equipe de Saúde da Versa, no último dia 20 deste mês de março, em Ponte Nova, teve como foco as atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no novo modelo de financiamento da saúde pública. Realizado no Auditório da Secretaria de Saúde e conduzido pelo Analista de Implantação de Sistemas de Saúde Pública da Versa, Cleyson Ribeiro, o evento levantou reflexões importantes acerca do futuro do custeio de serviços da Atenção Primária, no Município.

 

Durante a programação, Cleyson destacou a importância do encontro para os profissionais da Pasta e comentou sobre a iniciativa da Versa, que reforça a necessidade de um trabalho conjunto e estratégico com o município, para garantir a manutenção e a ampliação dos recursos, beneficiando tanto os profissionais quanto a população atendida. Neste cenário, ele ressalta o papel do ACS, que precisa estar atento ao preenchimento adequado e à atualização do cadastro da população. “É preciso muita atenção na coleta e no registro dos dados, observando o vínculo correto dos usuários do SUS, porque esse trabalho vai impactar diretamente no repasse de recursos dos governos Estadual e Federal”, explica. Ainda de acordo com o Analista de Implantação, a equipe administrativa da Pasta, em Ponte Nova, precisa atualizar o sistema de registro dos pacientes, urgentemente. “O Município recebe quase meio milhão em recursos para a saúde, mas corre o risco de perder cerca de 100 mil do montante, devido à atuação dos ACS, que nem sempre conseguem identificar ou compreender a formação das famílias no território”, pontua.

 

A equipe da Versa identificou mais de 30 mil cadastros desatualizados no sistema de saúde do Município, sem número de documentos dos moradores. Os dados foram apresentados aos servidores municipais, apontando as fragilidades, principalmente no que diz respeito à ausência de informações pessoais de cada morador. Parte do treinamento, a equipe de ACS também foi orientada para o uso do painel de monitoramento, para o acompanhamento de inconsistências e para a correção de falhas no próprio sistema de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *