De 72 municípios, 14 são nota 10 na soma de indicadores e 45 têm nota acima de 9
O desempenho dos municípios nos indicadores da Atenção Básica, neste primeiro quadrimestre de 2024 (Q1/2024), divulgados no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), nesta segunda-feira, dia 29, apontam a evolução dos municípios com acesso ao Painel de Gestão da APS, do Sistema Integrado de Saúde Pública da Versa. De 72 municípios clientes, 14 ficaram com nota máxima e 45 com nota superior a 9, no indicador que corresponde ao cálculo do total de indicadores do programa Previne Brasil, o Índice Sintético Final (ISF).
O programa Previne Brasil foi descontinuado como modelo de financiamento à Atenção Primária à Saúde (APS), recentemente. No entanto, O Governo Federal ainda não estabeleceu as novas metas para o pagamento de repasse aos municípios e também não desabilitou a ferramenta que libera o resultado dos municípios. “Como o cálculo para o novo financiamento ainda não foi definido, é muito importante continuar incentivando os gestores a atingir as metas do Previne Brasil, até porque isso mostra a qualidade dos municípios comprometidos com o acompanhamento das principais condições de saúde, que é de praxe no trabalho de rotina das unidades de saúde e postos de programa da Saúde da Família (PSF)”, explica o Coordenador de Tecnologia em Saúde da Versa, Johnatan Zanette.
A Gerente de Saúde da Versa, Amanda Batista, lembra a importância da conquista dos clientes e ressalta o protagonismo da equipe. “O resultado é o indicativo do empenho do time operacional, do trabalho da Danyella com o suporte do painel e a qualificação do registro dos municípios”, avalia, apontando para o futuro. “Estamos com os indicadores desenhados, aguardando para entrar na esteira de desenvolvimento, pois dependemos da nova portaria do Governo Federal e da fórmula de cálculo, para lançarmos uma nova versão do Painel, sistema que permite a visualização e o acompanhamento de outros dados da atenção básica, como por exemplo a busca ativa de pacientes e o monitoramento de toda a produção municipal”, revela.
RESULTADO DOS MUNICÍPIOS
Pescador, Nova Módica, Iapu, Piedade de Caratinga, Divinolândia de Minas, Virginópolis, Alto Jequitibá, São Domingos das Dores, Padre Paraíso, Carlos Chagas, Rio Pomba, Belo oriente, Senador Modestino Gonçalves e Ubaporanga são municípios mineiros clientes da Versa, que ficaram com nota 10, na média dos indicadores. Além desses, 45 se aproximaram da nota máxima. Para a Analista de Suporte do Painel de Gestão da APS, Danyella Assumpção Zanette, o resultado é reflexo do todo e não apenas do quadrimestre. Ela afirma que muitos municípios conseguiram alinhar as equipes de atenção primária e desenvolveram um trabalho de excelência no SUS. “Esse número 10 vai muito além de bater metas, significa o comprometimento dos profissionais de saúde, facilitando o acesso ao SUS e, para além disso, acompanhando de perto as principais pessoas que precisam de atendimento; quanto maior o desempenho, mais pessoas sendo atendidas, mais pessoas avaliadas, preventivamente”, comemora. Ainda de acordo com ela, esses dados impactam, positivamente, na saúde pública. “Fico muito orgulhosa de ver que todos os municípios que trabalhamos estão nessa busca, não só para atingir metas, mas para garantir saúde de qualidade para a população”, completa.