Edição foi lançada no dia 28 de fevereiro e reúne estudos de profissionais de saúde de todo o Brasil
O livro “Experiências de Saúde Digital do Brasil: Um olhar para a Informática em Saúde”, publicado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no dia 28 de fevereiro, trouxe um artigo assinado pela Gerente de Saúde da Versa, Amanda Batista. O capítulo sobre “A informatização em saúde como estratégia para implantação e-SUS aps: Relato de caso em um município de pequeno porte no interior de Minas Gerais”, conta com a orientação do Professor Juciano de Sousa Lacerda e leitura atenta do Professor Geraldo Barroso Cavalcanti Júnior, na aprovação.
O artigo, selecionado entre os trabalhos apresentados na Especialização de Informática em Saúde da UFRN, é resultado de um estudo aplicado pela Gerente da Versa durante as etapas do processo de implantação de sistemas de saúde pública para o município de Bugre, entre 2019 e 2022. A banca de apresentação e aprovação do artigo pela UFRN aconteceu em maio de 2022. Desde então, o trio trabalha na estruturação do conteúdo para a publicação.
De acordo com Amanda, o artigo é baseado na experiência da equipe da Versa e é uma demonstração clara do resultado do serviço prestado pelo time. Ela explica que a equipe trabalhou com os servidores municipais para fazer “sair do papel” e adaptar à utilização do prontuário eletrônico, relembrando situações positivas da ocasião e as dificuldades enfrentadas, principalmente relacionadas à resistência profissional, muitas vezes pelo medo da tecnologia. “Na realidade, o livro é a confirmação pública que estamos no caminho certo, que vai além dos limites de cada município. E ser especialista em informática na saúde é a possibilidade de certificar um trabalho que já é executado há anos e redesenhado frequentemente, buscando sempre a qualidade e transparência de informações, baseando-se em ampliar e manter recursos recebidos pelo município”, pontua. Visivelmente feliz com o lançamento do livro, a profissional ainda comenta o conteúdo sob a perspectiva de trabalhadora da saúde pública. “É uma forma importante de apresentar estudos de caso e experiências exitosas, com o intuito de ampliar as perspectivas futuras do cenário do impacto digital, podendo ser referência para gestores, profissionais de saúde sobre a inserção da tecnologia na saúde pública. A ideia proposta pelo livro é promover um debate relacionando o papel da tecnologia associado a sistemas de informação eficientes e humanizados, mostrando que por mais complexo que pareça, quando se tem força de vontade e conhecimento para plantar, a colheita é certa”, completa.
O livro pode ser acessado, na íntegra, através deste link abaixo.
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/62884