A reunião mensal da equipe de Implantação de Sistemas de Saúde Pública da Versa, nesta última sexta-feira, 26, trouxe novidades na programação. Além da participação do Diretor de Tecnologia, Glauber Costa, o grupo contou com uma dinâmica interativa, promovida pelo Coordenador de Tecnologias em Saúde da Empresa, Johnatan Zanette, na plataforma gamificada Kahoot. Amplamente utilizada em ambientes corporativos e educacionais, a ferramenta deve ser uma aliada importante do time, que na ocasião, ainda discutiu sobre o resultado operacional do setor.
Comemorando a chegada de dois novos colaboradores em setembro e excelente desempenho no atendimento e suporte, a equipe realizou 27 treinamentos técnicos com profissionais dos municípios para orientação de uso adequado dos sistemas. Ao longo do mês, foram sete visitas presenciais para resolução de problemas e seis reuniões estratégicas com gestores. Além disso, sete implantações e oito demandas de suporte, com atendimento técnico de maior complexidade, refletem o bom andamento interno, apresentado pela Gerente de Saúde, Amanda Batista.
De acordo com informações do Coordenador de Tecnologias em Saúde, Johnatan Zanette, o nivelamento da regra de negócio do segmento foi o principal objetivo do grupo, mas a pauta também incluiu as novidades e o planejamento para o próximo ciclo de trabalho. “A nossa estratégia é, cada vez mais, atender os diferentes departamentos, com a equipe atualizada. Sempre tem novas leis, portarias, nota técnica e os municípios precisam estar adequados às diretrizes para não perder recursos”, explica, comentando também o suporte prestado aos gestores municipais. “O foco do nosso trabalho é facilitar a compreensão de novas informações e auxiliar o município, incentivando uma gestão qualificada. Ou seja, para que os municípios alcancem recursos, precisa ter transparência e o cidadão precisa entender que está sendo bem conduzido na gestão de saúde; a tecnologia facilita isso, esse é o nosso papel”, sintetiza.
Zanette ainda destacou o trabalho contínuo da equipe, na integração de departamentos que atendem ao SUS nas prefeituras, mas também consórcios de saúde e hospitais. “Nossa intenção é fazer uma ferramenta que unifique todas essas informações e melhore o trabalho dos profissionais de saúde e, consequentemente, o atendimento para a população”, complementa.
DINÂMICA DE GRUPO
Em clima de descontração, mas com a mesma seriedade dos treinamentos desenvolvidos pela equipe, a dinâmica de grupo em formato de jogo, pela plataforma kahoot despertou o interesse de toda a equipe, inclusive de quem está chegando agora. Para o Analista de Implantação, José Pires Gomes, o dia de treinamento foi muito significativo. “Não tinha pretensão de ganhar na disputa proposta durante a dinâmica, até porque sou novo na equipe e preciso aprender muita coisa, mas acredito que o time todo ganhou, porque o treinamento foi muito produtivo. Gostei da ideia de aplicar o mesmo formato nas implantações, porque é uma ferramenta que, aparentemente, é como se fosse um jogo, mas ao mesmo tempo fornece informações muito valiosas. Foi muito positivo”, conclui.