A reunião de alinhamento de demandas da Saúde, nesta sexta-feira, dia 26, contou com a participação de todo o time. Além de discutir o resultado operacional do grupo, a programação teve espaço para dinâmica e palestra, voltadas para a educação emocional dos colaboradores. O encontro, conduzido pela Gerente de Saúde, Amanda Batista, teve foco na análise do desempenho da equipe e no ajuste das metas para acelerar os prazos de entregas para os próximos meses.
Em julho, foram feitas nove implantações para o sistema Versa Saúde e duas para o Painel de Gestão da APS. Os colaboradores passaram 19 dias na estrada para conquistar, ao longo do mês, o total de 82 atividades, sendo 71 delas, exclusivamente para visitas técnicas e treinamentos. Foram destinadas 29 capacitações aos municípios para ensinar como registrar as informações no sistema, em rede, a partir da estratégia e-SUS APS, do Governo Federal. O grupo também contabiliza 18 treinamentos para o sistema Versa Saúde e 24 para o Painel de Gestão e atividades de Gestão em Saúde.
De acordo com a Gerente de Saúde da Versa, Amanda Batista, o Segmento está focado, com muita determinação, na adesão da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e liberação da consulta ao Cadastro Nacional de Usuários do Sistema Único de Saúde através do e-SUS APS (CADSUS). Ela explica que a iniciativa faz parte da estratégia de transformação digital de saúde no Brasil e tem o objetivo de promover a troca de informações entre os pontos da Rede de Atenção à Saúde, permitindo a transição e continuidade do cuidado. “De todos os municípios que atuamos, 28 estão entre os concluídos ou que estão finalizando, os demais já estão em processo de adesão com a maioria das etapas realizadas”, comemora. Ela avalia que a adesão mais efetiva dos municípios à plataforma deve acontecer naturalmente. “A maioria já compreendeu a importância dessa ação, principalmente quando falamos de recursos voltados para as questões de vacinação pois é a garantia de envio de dados para o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações”, sintetiza.
Segundo o Coordenador de Tecnologia em Saúde da Versa, Johnatan Zanette, o desempenho da equipe segue uma média de entregas, com relação ao esforço de trabalho. Ele destacou, também, a expertise do time em criar novas ferramentas, para facilitar a gestão. “Nós temos uma forma diferente de trabalhar, que é diferente da maioria das empresas, porque além de fornecer o software e fazer a implantação, nós fazemos a análise dos indicadores e todo o trabalho de acompanhamento dos municípios periodicamente, para evitar a perda de recursos, por exemplo”, explica. Ainda de acordo com ele, a aproximação com que a empresa trabalha com os municípios faz toda a diferença. “Nossa ferramenta e a nossa forma de atuar evitam desgastes futuros para a gestão, justamente porque conseguimos prever problemas para os municípios, através de acompanhamento em tempo real dos resultados, ou seja, se for preciso, promovemos novas visitas, atualizamos e capacitamos as equipes de trabalho, para continuar garantindo o desempenho satisfatório da gestão de saúde municipal”, completa.
DINÂMICA EM GRUPO
Como sempre acontece, o dia de alinhamento do Segmento é finalizado com reflexões acerca do trabalho em equipe e dinâmicas em grupo, tendo como pano de fundo a saúde mental. Na última sexta, o Psicólogo da Versa, Carlos Alacrino, conversou com os colaboradores sobre os impactos da saúde emocional na vida profissional e pessoal. “É realmente muito importante entender o que estamos sentindo, até porque o que sentimos pode ser apenas algo passageiro e que, às vezes, atribuímos um significado que pode nos causar muito dano”, pontua. Ele citou como exemplo o caso de doenças psicossomáticas, que são oriundas de sofrimentos emocionais. “Se uma pessoa que fica com raiva por qualquer coisa e guarda esta raiva, ela pode vir a desenvolver uma gastrite”, avalia. Na ocasião, o Psicólogo trabalhou, também, o tema produtividade, com ênfase na qualidade das horas trabalhadas.