PAINEL DE GESTÃO DA APS É O DIFERENCIAL PARA ALAVANCAR DESEMPENHO DOS MUNICÍPIOS NOS INDICADORES DO PREVINE BRASIL

Por Diane

fevereiro 19, 2024 às 10:03

Os números do quadrimestre 3/2023, do programa Previne Brasil do Governo Federal, divulgados na noite de quarta-feira, dia 31, pelo Ministério da Saúde, apontam a evolução de 37 municípios que utilizam o Painel de Gestão da APS, plataforma da Versa com painéis de indicadores que possibilitam o monitoramento das informações do sistema público e-SUS APS, diariamente. O Indicador Sintético Final (ISF), cálculo do conjunto de sete indicadores que avaliam a Atenção Primária, determina o valor do recurso a ser transferido, para o financiamento dos serviços nos Municípios.

Ao todo, o segmento da Versa voltado para a saúde conta com uma cartela de 64 municípios. Pela classificação no ISF, nove municípios são nota máxima no conjunto de indicadores do Previne Brasil, 10 municípios aparecem com nota 9.9 no desempenho, 22 registraram atuação acima de nove e 11 municípios estão com pontuação acima de oito.

Pescador se destacou com o 1º lugar no ranking de municípios do Painel de Gestão APS, o 5º lugar do Previne Brasil em Minas Gerais e 30° no ranking nacional. Para a Coordenadora de APS, Lilian Olimpia Rodrigues, a assessoria da equipe da Versa fez toda a diferença. “A vitória do município de Pescador é particularmente uma vitória da Versa Saúde”, avalia. Ela compara a evolução do trabalho no processo de melhoria dos indicadores do Município à uma caminhada. “Construímos cada pedacinho da estrada, com base sólida e coesa, que só foi possível através da assessoria de pessoas e profissionais incríveis; rompemos barreiras culturais, tecnológicas, pessoais, territoriais e chegamos ao topo, pela segunda vez consecutiva”, comemora.

Além de Pescador, Nova Módica, Carlos Chagas, Divinésia e Belo Oriente mantiveram a nota máxima no ISF, no quadrimestre 3/2023 do programa federal. Vale a pena destacar, também, o avanço nos índices, conquistado por Barra Longa, que apesar de ainda não ter chegado ao 9, aumentou o desempenho em 41%, de um quadrimestre para o outro. Alpercata, Martins Soares e Sardoá tiveram um crescimento acima de 20%. “A evolução nos resultados vem de acordo com o quanto cada município se propõe a trabalhar conosco e com os nossos sistemas, que facilitam o dia a dia das equipes. Associado a isso, temos o trabalho intensivo dos nossos colaboradores, que auxiliam conquistas importantes na saúde básica para os municípios”, explica Danyella Assumpção Zanette, Analista de Suporte do Painel de Gestão da APS da Versa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *